terça-feira, 22 de março de 2011

OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ


O Açaí é uma fruta típica da região Amazônica, mas atualmente está sendo cultivado em outras regiões do Brasil. Na região amazônica esta fruta é consumida com farinha de mandioca, tapioca ou açúcar.

No Rio de Janeiro e em Fortaleza, ele vem batido com xarope de guaraná e faz sucesso nas lanchonetes. Mas na nossa região Norte o açaí é uma refeição.

Foi realizado um estudo na Universidade Federal do Pará que investigaram durante 11 anos os hábitos dos moradores da cidade de Igarapé-Miri, conhecida como “capital mundial do açaí”.

Foram realizados exames clínicos e de sangue em mais de mil pessoas que consomem regularmente açaí e também nas que não consomem.

O estudo constatou que houve aumento do bom colesterol e isto se deve ao corante do açaí, a antocianina, presente também nas uvas. Mas, para se ter uma idéia um litro de açaí tem 33 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto, lembrando que seu consumo deve ser moderado.

Esta fruta tem vários benefícios, possui uma alta capacidade antioxidante prevenindo doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, aparecimento de celulites, acne, reforça as defesas do sistema imunológico e ainda atua na prevenção contra o câncer.

O açaí é rico em fibras, melhorando o funcionamento do intestino, é ótimo para fornecer energia e aumentar a vitalidade e disposição. Rico em vitamina E, tem mais proteína do que o leite e o ovo, possui alto teor de potássio, cálcio, fósforo e polifenóis.

Mas, para que haja o benefício íntegro da fruta é necessário a diminuição dos adicionais porque eles não acrescentam benefícios e sim malefícios como altas quantidades calóricas, grande quantidade de açúcar que faz com que haja conversão rapidamente em gordura, prejudicam a absorção de vitaminas e minerais, atrapalham o controle da glicemia e outros. Ou seja, o que engorda, não é o açaí, e sim a forma de consumo!

DICA DA NUTRI: Sugiro o consumo de um copo de suco de açaí por dia sem o xarope de guaraná, acrescido de banana  ou granola (também opção de granola sem glúten) que é rica em fibras. Para dar consistência pode acrescentar aveia em flocos porque vai ficar bem cremoso e ainda vai diminuir a absorção de açúcar.
                                

5 comentários:

Anônimo disse...

adorei a matéria, principalmente pq amo o produto açai :) posso tomar sem peso na consciência lembrando da última dica:o que engorda é a forma do consumo.. okay, okay Parabens mesmo pelo blog, está Show e esclarecedor. Sucesso hoje e sempre, vc merece minha Nutri querida!!!!!!!!! Ass. Bianca Silva

raphaelle borges disse...

Adorei! Não gosto de açaí, mas agora vou tentar adicionar na refeição. :) Parabéns pelo blog!

FIRE disse...

Otima matéria. Parabens! :D

Amandha Furtado CRN 2789 Nutricionista e Personal Diet disse...

Obgd Bianca, Raphaelle e Fire =)

Amandha Furtado CRN 2789 Nutricionista e Personal Diet disse...

Obgd Bianca, Raphaelle e Fire =)